Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico (AVC)

O acidente vascular encefálico ou cerebral (AVC) é o tipo é a segunda maior causa de morte no mundo em pessoas acima de 60 anos e a principal causa de incapacidade no Brasil na população adulta. Vale ressaltar que o AVC pode ocorrer em qualquer faixa etária e, embora mais frequente, não é uma exclusividade de idosos.

No AVC hemorrágico, através do rompimento do vaso cerebral, o sangue se espalha dentro do tecido cerebral (hematoma intra-parequimatoso) ou ao redor do tecido cerebral (hemorragia subaracnóidea – HSA). O grande marco do AVC hemorrágico é uma dor de cabeça de instalação súbita (a dor começa muito intensa já nos primeiros minutos a segundos).

O AVC hemorrágico pode ser decorrente do aumento exagerado da pressão arterial, rompimento de aneurismas cerebrais, malformações arteriovenosas cerebrais e demais doenças da vascularização do cérebro.

O reconhecimento dos sintomas de AVC é fundamental para instituição precoce de tratamento para prevenir sequelas.

Os principais sinais associados a um AVC hemorrágico são:

• Dor de cabeça intensa súbita;
  • Náuseas e vômitos;
  • Confusão mental e rebaixamento do nível de consciência;
  • Perda de força em um lado do corpo;
  • Boca torta e/ou dificuldade para falar;
  • Incoordenação, desequilíbrio
  • Convulsão.

Quando se identifica algum desses sintomas, deve-se procurar atendimento médico o mais rápido possível, principalmente em ambiente hospitalar onde há equipe treinada no atendimento do AVC agudo (no site www.redebrasilavc.org.br é possível encontrar onde há um serviço de referência para a assistência ao AVC na sua região).

As opções de tratamento variam de acordo com a causa do sangramento.

• Para hemorragias consequente a ruptura de aneurisma cerebral o seu tratamento deve ser realizado o mais rápido possível com a realização de uma angiografia cerebral para melhor estudo do aneurisma e definição da melhor forma de tratamento (embolização ou clipagem);
  • Para hemorragias consequente ao aumento exagerado da pressão intracraniana é necessário o controle rigoroso da pressão para evitar novos sangramentos;
  • Independente da causa, o tratamento deve ser feio o mais rápido possível, de forma a evitar sequelas permanentes. Em casos de hemorragias volumosas pode se necessário a realização de uma neurocirurgia para a drenagem do hematoma cerebral.

• Pressão arterial muito alta e não tratada, que pode levar à ruptura de um vaso cerebral;
  • Aneurisma cerebral;
  • Malformações de vasos sanguíneos do cérebro;
  • Fistulas arteriovenosas dos vasos sanguíneos do cerebro;
  • Uso incorreto de anticoagulantes ou anti-agregantes plaquetários.

O diagnóstico de um AVC hemorrágico é feito através da avaliação dos sintomas e da execução de uma tomografia computadorizada, que permite visualizar a hemorragia cerebral.

Além disso, é indicado realizar um angiotomografia de crânio para detectar malformações arteriovenosas, aneurismas e tumores, que são fatores de risco para a ocorrência de AVC.

Enquanto o AVC hemorrágico é causado pelo rompimento de um vaso no cérebro, levando a um extravasamento de sangue dentro do cérebro, o AVC isquêmico surge quando um coágulo entope um vaso, interrompendo a circulação de sangue a partir daquele ponto.

Algumas medidas podem ser tomadas para prevenir a ocorrência de AVC, como controlar a pressão sanguínea, de forma a evitar picos, evitar o consumo de álcool, cigarro e drogas, e fazer o uso racional de medicamentos, especialmente os anticoagulantes que, se tomados incorretamente, podem aumentar o risco de desenvolver um AVC hemorrágico.