Angiografia Cerebral

A angiografia cerebral nada mais é do que um cateterismo para estudar a anatomia e diagnosticar as anomalias dos vasos sanguíneos cerebrais. É o exame “padrão ouro” para o estudo das doenças vasculares do cérebro (aneurismas, malformações arteriovenosas, AVC, vasculites, etc.)

Indicação

As principais indicações para o procedimento são a suspeita ou diagnóstico de:

• Aneurismas cerebrais – parte enfraquecida na parede da artéria, que pode se romper com facilidade;
  • Malformações arteriovenosas cerebrais – defeito congênito que deve a uma comunicação anormal entre uma artéria e uma veia, que normalmente não ocorre na nossa circulação;
  • Estenose de carótidas, vertebrais ou demais artérias do cérebro;
  • Estenose dos seios durais e demais veias do cérebro – suspeita de hipertensão intracraniana idiopática;
  • Vasculite – inflamação dos vasos sanguíneos;
  • Hemorragias (sangramento) ou coágulos;
  • Aterosclerose – diminuição do espaço nos vasos sanguíneos por cause do acúmulo de placas de gordura, colesterol e cálcio em suas paredes.
  • Tumores hipervascularizados ou que invadem os vasos sanguíneos do cérebro.

Preparação

• O paciente deve permanecer de 6-8h de jejum antes do exame;
  • Portar exames laboratoriais recentes e de imagem prévios;
  • Recomendado a presença de um acompanhante;
  • Comunicar as alergias e medicações que faz uso de rotina;
  • Responder ao questionário de investigação da angiografia;
  • A tricotomia da virilha só deve ser realizada de 30 minutos até 2h antes do exame;
  • Não poderá ser feito exame na vigência de qualquer infecção
  • Pacientes com insuficiência renal ou com rim único necessitam de cuidado especial e específico para cada caso;
  • Todos os pacientes devem ter uma rotina de exames de laboratório prévio ao exame para avaliar as funções hepática, renal e hematológica/coagulograma.
  • Antecedentes de alergia a medicações e/ou alimentos devem ser comunicados;
  • Relatar todos os antecedentes mórbidos pessoais.

Cuidados Após Exame

• Repouso de aproximadamente 6 horas, no próprio hospital em que foi realizado a angiografia;
  • Evitar caminhar e ficar em pé ou sentado por tempo prolongado nas primeiras 48 horas após a realização do exame;
  • O curativo pode ser retirado em casa, no dia seguinte ao exame, de preferencia embaixo do chuveiro com agua quente corrente;
  • Não é permitido dirigir por 1 semana e fazer atividade fisica com as pernas por 2 semanas.

Para realizar o exame é aplicado uma anestesia local na região onde será introduzido o cateter (região da virilha ou do braço). O médico irá direcionar o cateter (um pequeno tubo) do local de sua inserção até os vasos sanguíneos cerebrais.

Após isso, com a injeção de contraste através do cateter é possível avaliar toda anatomia dos vasos sanguíneos cerebrais e definir o melhor tratamento para o paciente. Uma sedação leve pode ser realizada para o conforto do paciente.

Para realizar o exame é importante ficar de jejum por cerca de 8 horas para evitar vômitos, especialmente se o médico for utilizar uma medicação para acalmar durante o exame (sedação).

Além disso, em alguns casos é necessário parar de tomar alguns medicamentos de 1 a 5 antes do procedimento, como anticoagulantes e algumas medicações para o tratamento da diabetes (ex. metformina) sendo, por isso, muito importante informar o médico sobre os remédios que se está tomando.

Trata-se de um exame seguro e corriqueiro na prática do neurocirurgião endovascular ou neurorradiologista intervencionista. A taxa de complicações pela literatura médica é em torno de 1%.

O risco mais comum do exame é uma reação alérgica ao contraste, o que dificilmente ocorre se o paciente não possui histórico de alergia. Além disso, o médico normalmente possui medicamentos preparados caso isso aconteça.

Pode ocorrer também sangramentos no local da inserção do cateter ou problemas renais devido ao contraste, o que é raro em paciente sem histórico de doença renal previa.