Angioplastia de Seios Durais

Os seios durais são grandes estruturas venosas responsáveis pela drenagem de do sangue cerebral. Situações que provocam um estreitamento dos seios durais (estenose) podem levar a uma dificuldade da drenagem venosa cerebral e consequente quadro de hipertensão intracraniana.

O procedimento é realizado na hemodinâmica e consiste na colocação de um stent na região da estenose para restabelecer o calibre normal do seio dural e normalizar a drenagem venosa cerebral.

A hipertensão intracraniana idiopática é mais comum em mulheres jovens e obesas. Os principais sintomas são:

• Cefaléia;
  • Alteração da visual (visão dupla, turvação visual e alterações do campo visual);
  • Desvio do olhar (estrabismo);
  • Papiledema (edema do nervo óptico – indicativo de hipertensão intracraniana);
  • Zumbido pulsátil.

A angioplastia dos seios durais é indicada em casos de estenose grave dessas estruturas associada a quadro de hipertensão intracraniana refratária o tratamento clinico, sobretudo nos casos de déficit visual e cefaleia persistente.

A angioplastia de seios durais é uma técnica minimante invasiva onde não é necessário a abertura do crânio do paciente para o tratamento da lesão. A cirurgia é feita por via endovascular, ou seja, por dentro das artérias. Para tal, é necessário realizar uma punção de uma artéria na perna do paciente, na altura da virilha (artéria femoral) ou no braço (artéria radial ou braquial) e levar um cateter até os vasos cervicais para a realização de uma angiografia cerebral que irá confirmar a presença da estenose dos seios durais.

Por se tratar de uma doença venosa é necessário realizar uma punção da veia femoral (na perna) ou da veia jugular (pescoço) e levar uma microcateter até a região de estreitamento (estenose). Esse microcateter irá realizar uma aferição da pressão intracraniana. Uma vez confirmada a elevação da pressão dentro do crânio e evidenciado uma diferença de pressão satisfatória antes e após a estenose é indicado a colocação de um stent, que irá corrigir esse estreitamento e restabelecer a drenagem venosa cerebral habitual.

Existem diversos tipos de stents que são capazes tratar a estenose dos seios durais.  A escolha do material mais adequado vai depender das características da lesão e do paciente, portanto, a escolha da melhor técnica é individualizada.

Os seios venosos durais (também chamados de seios durais, seios cerebrais ou seios cranianos) são grandes canais venosos encontrados entre as camadas de dura-máter no cérebro.

Eles recebem sangue das veias internas e externas do cérebro, recebem líquido cefalorraquidiano (líquor) do espaço subaracnóideo e drenam finalmente para as veias jugulares que irão levar o sangue de volta ao coração.

A angiografia cerebral diagnóstica, que irá confirma a presença da estenose (estreitamento) dos seios durais e a aferição da pressão intracraniana é feita sob sedação.

A colocação do stent para correção do estreitamento é feita sob anestesia geral.

Todo procedimento médico contempla alguns riscos. Entretanto, de modo geral, os métodos intervencionistas são aqueles que apresentam os menores índices de complicações.

Dos riscos possíveis, os principais são observados no local da punção na virilha ou no punho, como por exemplo um hematoma.

Complicações mais graves como isquemia cerebral e hemorragia cerebral podem ocorrer, mas são eventos muito raros.