Estenose das Artérias Carótidas

A estenose carotídea é uma alteração que leva a uma diminuição no calibre ou ate mesmo a obstrução quase total das artérias carótidas (principais artérias que levam sangue para o cérebro).

Na grande maioria dos casos a obstrução das referidas artérias é ocasionada por placas de gordura e cálcio (placas ateroscleróticas) que vão se acumulando na parede arterial levando a um quadro de estenose (diminuição do calibre da artéria). A formação e acumulo dessas placas de gordura são uma das principais causas de AVC em idosos.

A estenose das artérias carótidas ou das artérias vertebrais podem ser assintomáticas e nesses casos são diagnosticadas em exames de check-up, tais como doppler, angiotomografia ou angiorressonância. É bom lembrar que mesmo lesão assintomáticas podem causar ou AVC silenciosos.

Quando sintomáticas essas lesões costumam se manifestar com um quadro de isquemia cerebral (AVC). Normalmente essa isquemia pode ser provocada por três mecanismos distintos: o mais comum é uma parte da placa de gordura se desprender e obstruir uma artéria de menor calibre. Outra forma de AVC decorrente das placas ateroscleróticas acontece quando essas são muito volumosas e obstruem toda a luz da artéria, podendo levar a lesões isquêmicas muito graves. O terceiro mecanismo de isquemia ocorre quando, devido a uma estenose grave, o cérebro não recebe sangue suficiente e algumas regiões mais sensíveis recebem menos aporte sanguíneo do que o necessário.

Outros sintomas menos comuns decorrente de lesões ateroscleróticas graves nas artérias carótidas são tonturas, desmaios, alteração da cognição.

As lesão assintomáticas e que nunca provocaram isquemias silenciosas só são tratadas em casos de estenose muito graves (acima de 80%) ou se tiverem outros sintomas associados como desmaios e tonturas, sem outras causas.

Estenose de carótidas que já provocaram isquemia cerebral (AVC) devem ser tratadas quando a lesão determina uma redução do calibre da artéria acima de 50% ou se a placa apresentar sinais de instabilidade que podem aumentar a chance de recorrência do AVC, tais como ulceração e hemorragias. A indicação desse tratamento é a prevenção da recorrência da isquemia cerebral.

Existem duas modalidades de tratamento das estenoses de carótidas: A angioplastia de carótida, tratamento percutâneo, minimamente invasivo e realizado sob sedação, onde é colocado um stent na região da placa que irá restabelecer o calibre arterial normal. A outra modalidade de tratamento é a endoarterctomia, cirurgia aberta e realizada sob anestesia geral, onde através de um corte no pescoço e posterior abertura da carótida será realizada a remoção cirúrgica da placa de gordura. A escolha do melhora tratamento vai depender das características da lesão e do paciente.

A principal causa de obstrução das artérias carótidas é a doença aterosclerótica.

A aterosclerose é o acúmulo de placas ricas em gordura nos vasos e pode acometer qualquer artéria do corpo.

A história e o exame físico dão subsídios para uma possibilidade de estenose de carótida como causa da sintomatologia do paciente.

A presença do sopro carotídeo é uma suspeita importante no exame físico.

O ecodoppler de carótida é o principal exame de triagem da estenose da carótida, porém, outros estudos podem ser necessários para confirmar a doença e planejar o seu tratamento como a angiotomografia ou angioressonância dos vasos cervicais.

A prevenção inclui a identificação e controle dos fatores de risco como o controle da hipertensão, da dislipidemia, da diabetes e a suspensão do tabagismo.

A avaliação e o acompanhamento neurológicos regulares são componentes do tratamento preventivo.