Neurocirurgia Geral

A Neurocirurgia é uma especialidade médica que trata de adultos e crianças que possuem doenças do sistema nervoso central (cérebro, medula, coluna) e periférico (nervos) que podem ser manejadas com procedimentos cirúrgicos.

Os profissionais de Neurocirurgia estão encarregados em fazer o diagnóstico, tratamento clínico e cirurgia destas condições.

O paciente deverá procurar um Neurocirurgião Geral quando for indicado por um outro médico ou apresentar algum dos sintomas abaixo:

• Dores de cabeça;
  • Dor na coluna;
  • Desmaios;
  • Epilepsia;
  • Formigamentos, paralisias ou alterações de sensibilidade;
  • Perda Visual;
  • Tonturas ou alteração de equilíbrio.

Procedimentos

O Neurocirurgião é capaz de diagnosticar, tratar e operar diversos problemas, entre eles:

• Traumatismo craniano;
  • Traumas na coluna;
  • Hematomas intracranianos;
  • Doenças vasculares cerebrais;
  • Aneurismas e obstrução arterial;
  • Dor crônica na coluna;
  • Tumores cerebrais;
  • Cirurgia para a Doença de Parkinson;
  • Traumatismo de nervos periféricos.

A Neurocirurgia é uma especialidade médica que se ocupa do tratamento de adultos e crianças portadores de doenças do sistema nervoso central e periférico.

No Brasil, após o término regular do curso de Medicina de seis anos, é necessário fazer uma residência que compreende mais 5 anos de estudos com prática clínica e cirúrgica, para que se possa ser neurocirurgião.

O profissional especializado em neurologia possui conhecimento avançado em neurologia clínica, bioquímica cerebral e farmacologia do sistema nervoso, estando apto para atuar na avaliação, diagnóstico e tratamento medicamentoso.

Já o neurocirurgião é um profissional com conhecimento aprofundado nas técnicas cirúrgicas, traumas, neuroanatomia e terapias intensivas. Além disso, por possuir conhecimento em doenças neurológicas, é capaz de identificar, por exemplo, um caso mais simples de Alzheimer.

• Tumor cerebral;
  • Tumor de hipófise;
  • Tumor de nervos periféricos;
  • Aneurisma cerebral;
  • Hérnia de disco cervical e lombar;
  • Doenças degenerativas da coluna;
  • Fraturas traumáticas de coluna;
  • Fraturas da coluna por osteoporose;
  • Dor crônica ou dor do trigêmeo;
  • Traumatismo craniano;
  • Hidrocefalia.