Trombose Venosa Cerebral

Trombose venosa cerebral é um tipo infrequente de Acidente Vascular Encefálico (AVC) caracterizado pela coagulação do sangue no interior de um ou mais componentes do sistema venoso cerebral (Veias superficiais, veias profundas ou seios venosos), levando a aumento da pressão venosa cerebral, podendo ocasioar isquemia e/ou hemorragia intracraniana.

A maioria dos pacientes com trombose venosa cerebral é jovem, entre 20 e 50 anos, e apresenta algum fator de risco associado. Existe predominância no sexo feminino principalmente associada a períodos de gestação, parto, puerpério e uso de anticoncepcionais. Em homens a principal causa é o traumatismo craniano.

O sintomas são diversos e dependem da gravidade, localização e extensão da trombose.
Incluem manifestações associadas ao aumento da pressão dentro do crânio (dores de cabeça, náuseas, vômitos e alteração da visão), perda de força e sensibilidade em membros, convulsões, alterações comportamentais e zumbidos pulsátil (tinudus) nos ouvidos. Manifestações neurológicas mais graves, como rebaixamento do nível de consciência ou ate mesmo o coma, são decorrentes de hemorragias intracerebrais ou quadro de hipertensão intracraniana severa.

Diagnóstico

Diante da suspeita de trombose venosa cerebral o exame de escolha para confirmar ou excluir o diagnóstico é a angioressonância ou angiotomografia dos vasos intracranianos contrastada com fase venosa.

O tratamento é feito com anticoagulação plena e geralmente apresenta boa resposta. O tratamento endovascular (trombectomia) é reservada para casos graves e que não respondem aos anticoagulantes.

Devemos sempre buscar a causa da trombose para evitar recidiva do quadro.

Uso de anticoncepcionais orais, tabagismo, obesidade, reposição hormonal, desidratação, traumatismo craniano, anemia, infecções de cabeça e pescoço, ou a presença de doenças como câncer, lúpus eritematoso sistêmico, doença inflamatória intestinal ou trombofilias hereditárias são alguns dos principais fatores de risco.

O sangramento intracraniano ou hipertensão intracraniana são as complicações mais graves decorrentes do quadro de trombose venosa cerebral.

O paciente com antecedente de trombose venosa cerebral devem ser acompanhados de perto devido ao risco de desenvolvimento de fistulas arteriovenosas durais.